quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comentando o Salmo 110, Bento XVI concluiu na audiência geral desta quarta-feira a o ciclo de catequeses dedicadas à oração do Saltério. O Papa pediu orações para a sua viagem ao Benim.





(16/11/2011) Bento XVI encerrou hoje o ciclo de catequeses sobre os salmos, livro da Bíblia, que apresentou ao longo das últimas semanas, num dia em que lembrou a sua próxima viagem ao Benim, entre sexta-feira e domingo.
“Depois de amanhã [sexta-feira] vou visitar o continente africano. Não se esqueçam disso na vossa oração e na vossa generosidade”, disse o Papa, em francês, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Já em português, Bento XVI saudou os peregrinos lusófonos presentes no local, após uma meditação sobre o Salmo 110.
Na sua catequese, o Papa falou do salmo 110 como “uma oração, inicialmente relacionada com a entronização de um rei da linhagem de David que foi assumindo uma dimensão cada vez mais ampla, até se tornar numa celebração do Messias vitorioso, glorificado à direita de Deus”.
“Por isso mesmo, este salmo está entre os mais citados no Novo Testamento: Jesus mesmo menciona este texto, ao referir-se à identidade do Messias. E a tradição da Igreja interpretou o nosso salmo em chave cristológica: Cristo é o rei celebrado pelo Salmista, o Messias que instaura o Reino de Deus e vence as potências do mundo”, prosseguiu.
A este respeito, no início da audiência pública desta manhã, Bento XVI disse aos presentes que, na história humana, apesar de todas as dúvidas, “vence o amor, não o ódio”.
Estas as palavras do Papa em português:
Queridos irmãos e irmãs,
Hoje concluímos as nossas catequeses sobre a oração do Saltério, meditando o Salmo 110. Trata-se de uma oração, inicialmente relacionada com a entronização de um rei da linhagem de Davi, que foi assumindo uma dimensão cada vez mais ampla, até se tornar numa celebração do Messias vitorioso, glorificado à direita de Deus. Por isso mesmo, este salmo está entre os mais citados no Novo Testamento: Jesus mesmo menciona este texto, ao referir-se à identidade do Messias. E a tradição da Igreja interpretou o nosso salmo em chave cristológica: Cristo é o rei celebrado pelo Salmista, o Messias que instaura o Reino de Deus e vence as potências do mundo; Ele é o Verbo gerado pelo Pai, antes da aurora; Com a sua ressurreição, triunfa sobre a morte e torna-se o sacerdote eterno que, no mistério do pão e do vinho, nos alcança a remissão dos pecados e a reconciliação com Deus. Rezando com este Salmo, pedimos ao Senhor que nos conceda continuar no seguimento de Cristo, o Rei Messias, dispostos a subir com Ele até ao monte da Cruz para chegar à glória da Ressurreição.
* *
Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! Saúdo todos os fiéis brasileiros, particularmente, os grupos de São Paulo e Brasília. Ao concluir este ciclo de catequeses sobre a oração no Saltério, convido-vos a rezar sempre mais com os salmos, para assim enriquecerdes a vossa relação diária com Deus. E que as suas bênçãos desçam sobre vós e vossas famílias!