segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Monaquismo e Mística - Padre Divo Barsotti

"Esta é a Verdadeira Vida Eucarística. A comunhão não te promete a
doçura do êxtase: Jesus se comunica ao homem para imprimir nele sua Face Divina, para que ele se torne verdadeiro “ícone” de Cristo, verdadeira imagem de Jesus. Presente realmente, mas misteriosamente escondido na Eucaristia, Ele quer revelar-Se em nós, quer fazer-Se presente e visível aos homens na nossa própria vida, no nosso próprio corpo".
Barsotti, Divo. La mistica della riparazione.Melara: Edizione Parva, 2010, p. 87.
  
"O santo é o mais fraco dos homens, o ser mais indefeso: Deus o quebrou, macerou seu orgulho natural, e ele não tem mais consistência, não tem mais vontade própria. A pobreza do santo! Ele não possui mais nada, não pode atribuir mais nada a si, nem pode pedir para si; seu "eu" está destruído, a raiz de toda a propriedade natural está destruída: só Deus vive nele."
In: Tognetti, Serafino.Divo Barsotti. Sacerdote, místico, pai. São Paulo: Cultor de livros. 2013. pg.410

“Deves contemplar a tua vida nesta luz: a violência divina quer te impedir de encontrar repouso, alegria nas criaturas, de encontrar nelas amor, riqueza, estima e simpatia. Tu pertences a Ele: Ele é ciumento e age. A violência divina opera na tua vida precisamente, com esta finalidade: fazer-te propriedade d´Ele para sempre. Se Ele nos faz pobres, se nos quer esquecidos e enfermos, não é certamente para tornar-te menos amável a Ele. O amor que Ele têm por ti é gratuito. Não te ama por aquilo que tens, mas por aquilo que n´Ele sois. “
Barsotti, Divo. Meditazione sul Cantico dei Cantici. Torino:San Paolo. 2011. Pg.114
“Toda a Igreja não é senão uma família de orantes que vivem sempre diante do trono de Deus para interceder por todos. Cada um, mais ou menos, participa deste dever, deste trabalho. Cada um, vivendo este empenho, responde ao desígnio de Deus, à vocação recebida.”
Barsotti, Divo. Introduzione al Breviario. Torino :San Paolo. 2006. Pg.21

“Toda vida cristã tende ao martírio. O mártir é o instrumento mais eficaz de Deus.
Barsotti, Divo. La mistica della riparazione. Melara: Edizione Parva, 2010, p.77.
 · 
“A verdadeira mística cristã, a verdadeira experiência cristã é uma experiência de simplicidade e de paz, de doçura íntima e de humildade, é uma experiência que não exalta o homem, mas o distende, dilata-o, e doa-lhe uma doçura que rompe nele toda rigidez e quebra nele todo vigor, e torna maleável como cera líquida, como água, como dizia o Santo Cura de Ars: “O Coração dos santos é líquido”. Se não chegaremos a ser líquidos, chegaremos porém a uma maleabilidade, que é sinal da verdadeira humildade, de uma caridade sincera, de simplicidade, paz, doçura, alegria íntima de coração, na presença de um Deus que te ama e que tu amas mais que tudo”.
Barsotti, Divo. La santitá é la vocazione di tutti. In : Il laico nel pensiero di Divo Barsotti. A cura di Serafino Tognetti. Firenze: SEF. 2006.pg.124


Podes guardar ligações, 
Séculos após séculos, existem grandes almas sobre as quais pesa verdadeiramente todo o pecado de uma geração, o fardo da miséria do mundo. São as almas mais santas. Assim nós compreendemos porque a santidade não pode jamais ser desassociada da dor; se a santidade de fato nos une a Cristo na sua morte, nos une também a Cristo no mistério da reparação; propriamente quanto mais santos somos tanto mais devemos também sofrer. Por isto, os maiores santos são aqueles que mais sofreram, foram dignos de uma mais íntima participação ao mistério da Cruz, para se tornarem, geração após geração, o sustento do mundo." Divo Barsotti

"A união transformante é precisamente a visão de Deus no centro da alma. Quando no Gênesis se diz que Adão e Eva, depois do pecado, foram expulsos do paraíso terrestre, significa que, perdendo a Deus, o homem perdeu-se a si mesmo. Doravante, ele estará fora de si, permanece fora de si, não se conhece mais".
Divo Barsotti
A mais importante biografia de Divo Barsotti, escrita pelo Padre Serafino Tognetti, seu filho espiritual e discípulo, em português.

[Cultor de Livros]
CULTORDELIVROS.COM.BR

"Em torno dos santos, surgem santos: basta um santo para comunicar a vida sobrenatural, através da palavra, aos que lhe estão próximos. (...) Porque não somos capazes de fazer santos? Porque nossa palavra não dá Deus é dom de vento. Peçamos essa graça ao Senhor: que aprendamos ao Senhor! Não se trata de fazer discursos; fazem-se até demais, mas de falar a linguagem mais simples, mais essencial, e através de cada palavra dar Deus às almas. Foi a Sua Palavra que criou a Igreja e deu a o mundo a santidade".
Divo Barsotti
“Pela Manhã, tu te levantas, tu te vestes, tomas o café, arrumas o quarto ou a cozinha... essa é a tua vida. Como vivê-la? Precisas viver nesta vida a mediação de Nosso Senhor, não pôr entre parêntesis a vida verdadeira, real, que vivemos. É através desta vida verdadeira, real, que devemos nos tornar santos. É inútil pensar numa santidade que prescinde daqueles atos comuns da nossa existência; ela é feita assim, e devemos santificar-nos, precisamente, através das ações comuns, ordinárias, que, aliás, também os santos faziam, porque também os santos se levantavam da cama ( a menos que não estivessem sempre de pé) e também eles comiam e passeavam” Divo Barsotti. Meu Dia com Cristo, pg. 12.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Convidamos a todos a conhecer o novo blog e podcast sobre A vida interior.
Comunidade

A vida espiritual
"A paternidade espiritual é mais exigente que aquela física. Se sente que nunca se ama o bastante." Divo Barsotti.
Celebramos hoje o centenário do nascimento de Don Divo Barsotti.
" A Beleza é transparência. Nenhuma coisa é bela, se não acena e mostra o Mistério."
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 60

"Se o amor conhece uma medida, não é mais amor".
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 226

"Em um mundo que rejeita a Deus e a comunhão do homem com Ele, nasce o estado totalitário e a doutrina do super-homem. A unica lei é a vontade do poder",
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 157


 "O caminho que conduz a Deus é silêncio e humildade."
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 57

" Somente a santidade tem o direito de falar, porque somente o testemunho do santo é verídico".
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 28

"Não deixe que a miragem te iluda. Não é permitido repouso neste deserto".
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 67
“ A verdadeira oração é o silêncio. O silêncio é a prova do verdadeiro contato com Deus. Deus é fogo: como tu podes tocá-lo e não ser queimado, e não ser consumido? Ele te toca e sois incinerado. Tudo é silêncio: a tua vida é Ele, só Ele.”
Barsotti, Divo. La via del ritorno. Torino :San Paolo. 2010. Pg.216.pg.76
« Quando estamos no seio da mãe, nem mesmo choramos. Quando a criança nasce, chora; se não fala, ao menos faz ouvir sua voz. Mas no seio da mãe, não se fala. A alma que se afunda no seio de Deus, não fala mais. Ao afundar-se no abismo divino; naquela profundeza que é Deus, a alma vive de silêncio. “
Barsotti, Divo. La via del ritorno. Torino :San Paolo. 2010. Pg.216.pg.76
"A verdadeira poesia prepara a revelação de Deus".
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 136