quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

02 de Janeiro - Festa do Santíssimo Nome de Jesus

 



A Igreja revela-nos as grandezas do Verbo incarnado, cantando as glórias do Seu Nome.
Era por ocasião do rito da circuncisão que os Judeus impunham o nome aos filhos; por isso a Igreja vai buscar hoje o Evangelho da festa da Circuncisão fazendo realçar as ultimas palavras: "e foi-Lhe dado o nome de Jesus, nome que já o Anjo Lhe havia dado antes de ser concebido no seio da Virgem". O nome de Jesus significa Salvador, e diz São Pedro, que não foi dado aos homens outro Nome, pelo qual nos possamos salvar (Ep.).
É ao Nome de Jesus, diz São Bernardo, que os coxos andam, que os cegos vêem e que os surdos ouvem. A pregação do nome de Deus é a luz do mundo, o unguento que unge, reconforta e sustenta (Matinas). O Nome de Jesus "é mel para os lábios, melodia para os ouvidos e alegria do coração". Que durante a nossa vida ele nunca nos saia dos lábios para termos um dia a alegria de vermos o nosso junto ao dEle inscrito no Ceu. (Depois da C.).
As primeiras origens desta festa remontam ao século XVI em que era celebrada na Ordem de São Francisco. Em 1721, Inocêncio XIII, estendeu-a ao mundo inteiro.


Read more: http://www.saopiov.org/2012/01/02-de-janeiro-festa-do-santissimo-nome.html#ixzz2GrPsHWxS