terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mensagem do Papa ao Patriarca de Constantinopla



O Cardeal Kurt Koch guia pela primeira vez a Delegação da Santa Sé para a festa de Santo André, Patrono do Patriarcado Ecumênico, no quadro da troca anula de delegações para as respectivas festas dos Santos patronos. O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos está acompanhado pelo Secretário do Dicastério, Dom Brian Farrel, e do Rev. Andrea Palmieri, Oficial. Em Istambul uniu-se à Delegação da Santa Sé o Núncio Apostólico na Turquia, Dom Antonio Lucibello. A Delegação participou da Solene Divina Liturgia, presidida por Bartolomeu I na Igreja Patriarcal do Fanar e teve um encontro com o Patriarca e com a Comissão sinodal encarregada das relações com a Igreja Católica. O Cardeal Koch entregou ao Patriarca Ecumênico uma mensagem autógrafa do Papa, da qual deu pública leitura, acompanhada de um presente. 



A Sua Santidade Bartolomeu I
Arcebispo de Constantinopla
Patriarca Ecumênico

É com grande alegria que na ocasião da Festa de Santo André Apóstolo, irmão de São Pedro e Patrono do Patriarcado Ecumênico, lhe dirijo esta carta, confiada ao Venerável Irmão o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, para desejar a Vossa Santidade, aos membros do Santo Sínodo, ao clero, aos monges e a todos os fiéis, abundância de dons celestes e de bençãos divinas.

Neste alegre dia de festa, juntamente com todos os irmãos e irmãs católicos, uno-me a Vossa Santidade na ação de graças a Deus pelas maravilhas que Ele realizou, na sua misericórdia, através da vida e do martírio de Santo André. Os Apóstolos, oferecendo generosamente a sua vida em sacrifício pelo Senhor e pelos seus irmãos, deram testemunho da Boa Nova por eles proclamada até os confins do mundo então conhecido. A Festa do Apóstolo, que cai no mesmo dia nos calendários litúrgicos do Oriente e do Ocidente, representa, para todos aqueles que pela graça de Deus e pelo dom do Batismo aceitaram a mensagem da salvação, um forte convite a renovar a própria fidelidade ao ensinamento dos Apóstolos a se tornarem anunciadores incansáveis da fé em Cristo, com a palavra e o testemunho de vida.

Neste nosso tempo, tal convite é urgente como nunca antes e interpela todos os cristãos. Num mundo marcado por uma crescente interdependência e solidariedade, somos chamados a proclamar com renovada convicção a verdade do Evangelho e a apresentar o Senhor Ressuscitado como a resposta às mais profundas perguntas e anseios espirituais dos homens e das mulheres de hoje.

A fim de poder alcançar esta grande meta, devemos continuar a progredir no caminho em direção à plena comunhão, demostrando que já unimos os nossos esforços para um testemunho comum do Evangelho diante dos homens do nosso tempo. Por esta razão quero exprimir a minha sincera gratidão a Vossa Santidade e ao Patriarcado Ecumênico pela generosa hospitalidade oferecida, em outubro passado na Ilha de Rodes, aos Delegados das Conferências Episcopais da Europa, que se reuniram com representantes das Igrejas Ortodoxas da Europa para o II Fórum Católico-Ortodoxo sobre o tema "Relações Igreja-Estado: perspectivas teológicas e históricas".

Santidade, sigo com atenção os seus sábios esforços pelo o bem da Ortodoxia e pela promoção dos valores cristãos em muitos contextos internacionais. Assegurando-lhe, nesta Festa de Santo André Apóstolo, a lembrança em minhas orações, renovo meus votos de paz, saúde e de abundantes bênçãos espirituais sobre Vossa Santidade e sobre todos os fiéis.

Com sentimentos de estima e proximidade espiritual, ofereço-lhe um abraço fraterno no nome de n osso único Senhor Jesus Cristo.

Vaticano, 30 de novembro de 2010


BENEDICTUS PP XVI
Fonte: Santa Sé

Tradução: OBLATVS