sábado, 26 de junho de 2010

Cardeal Giuseppe Siri: sermão de Páscoa 1958



Card. Siri 1985 Jesus ressuscitou dentre os mortos e ofereceu sua ressurreição como o solene e evidência mais direta de Sua verdade, isto é, de Sua divindade. Todos os milagres vêm da borda da natureza, mas simplesmente fora dos limites da soberania e da História, que está sujeita à morte.
Jesus havia anunciado várias vezes este anúncio tornou-se tão familiar que constituem acusação criminal contra ele e por causa do cuidado meticuloso tomada pelo inimigo de seu túmulo. Eles eram o terror de sua ressurreição. Recursos, apareceu coexistiram, permaneceu na Judéia e na Galiléia, em quarenta dias, voltaram para a Judéia. Apesar disso, muitos não acreditaram nele.
Por que isso aconteceu algo parecido com isto? Por que assistir, pesar, ver uma demonstração, ele deve estar em um estado de saúde e liberdade mental. Quando não há sanidade, ou mesmo a clareza mental, então, que é a saúde, quando não há folgas no intelecto, provas ou demonstrações podem ser surpreendentemente conclusivas, mas sem sucesso. Faltando elemento receptivo. É como quando você joga uma bela sinfonia: precisamos de ouvido. E, portanto, a mais grandiosa como a Silly Symphonies mais são perfeitamente inúteis para surdos. O fenômeno que muitos contemporâneos de Jesus Cristo, apesar de estarem diretamente telespectadores ressurreição de Lázaro, como inúmeras outras maravilhas, pelo menos indiretamente, testemunhou a ressurreição de Jesus mesmo, não entendeu o teste e não acredito que é usual no fenômeno Histórico. Foi só então, foi de todos os tempos e também do nosso tempo. Com efeito, por determinadas razões, ele é um fenômeno peculiar de nossa época. Ouso dizer, com absoluta honestidade que é o fenômeno mais preocupante do nosso tempo. E é por isso que eu pensei conveniente falar agora. Aqui está o que acontece, então, sobre Jesus e que ele continua por toda a verdade respeitável. Há alguns mental declina real que às vezes se tornam criminosos incapacidade de entender o que está obscuro.
A primeira consiste em declínio mental pelo pecado. Pecador que entende menos. Nem todos, mas em que a realidade ea verdade em que o pecador é compromisso com prazer e que se conecta a ele. Não entendo para que todos os que directa assume um valor de condenação em relação a seu pecado. Isso acontece naturalmente. Nascido solidariedade com a sua própria culpa e que parece reforçar coll'errore. Solidariedade solidariedade que acaba por ser um pecador. Um fato que gera solidariedade emocional, afetiva para com quem é solidário, revulsivo em relação a aqueles que se opõem e condenar. O impulso revulsivo tende a agir instintivamente, antes e acima de qualquer consideração racional, e precisamente contra qualquer consideração racional e, portanto, cria um estado de espírito que, especialmente se o erro persistir, ele tende a ser permanente. Não demorará muito para tirar conclusões, já que o numeros são claros. O resultado é uma diminuição da luz e da racionalidade, um reflexo do crepúsculo em que vemos pouco, às vezes tão pouco como isso não é visto em tudo. Aqui está o fluxo de incapacidade do pecado. Quando o pecado tem manchado como acontece nas áreas da pele foram queimados, não respirar e respirar mais. Jesus tinha lidado com este tema alguns anos antes da Sua Paixão, na famosa entrevista com Nicodemos, à noite e tinha afirmado: "Quem faz o mal odeia a luz. Ele não se aproxima da luz, para que suas ações não são conhecidos por aquilo que valem. Mas quem trabalha na luz da verdade se aproxima, de modo que suas obras ocorrem como feitas em Deus "(Jo 3, 20-21).
Portanto, não é culpa que ele não entende, porque eles sofrem com isso, infelizmente, grande, o declínio mental? Não é sem culpa. Primeiro, porque ele próprio é por causa da escuridão, como ele mesmo disse que eles têm estendido a escuridão em sua alma. Em segundo lugar, porque a escuridão para sempre deixar uma fresta de luz suficiente para discernir alguma coisa, pelo menos, em dúvida, e, assim, criar na alma daqueles que querem uma crise de consciência e isso é um sinal para subir. Não se esqueça disso.
Alguns não querem entender a Igreja eo insulto é porque pecaram e não pode ver. Falar bem de adultério: é porque elas são fáceis. Eles querem um divórcio é porque eles têm força suficiente para abraçar a culpa é da vida, construir uma família sólida, ou porque são muito débeis para recear qualquer séria e exigente dever. Eles não querem que as escolas com a religião: é condenado a morrer como seu padrão de vida. Rindo da 'Hell é porque eles têm medo. Traz de volta a escândalos sem fim é estar em boa companhia. Desprezar tudo e todos não deve ser nada vale a pena se consolar diante dos outros, assim como antes e, provavelmente, diante de Deus é divertido olhar para a vergonha de tudo é porque não tem outras áreas de investigação. Para trazer estes testes: quer ver! Para eles, não é que a penitência ea oração dos outros para recuperar a luz.
A segunda é a diminuição da lesão mental. A lesão é a localização da mente que se pronuncie, assumimos uma política, que toma uma direção sem pensar primeiro e não demonstrou nenhuma investigação racional e documentação. Assim, na maioria dos casos, o prejuízo coincide coll'errore e, por causa do erro, coll'ingiustizia, a malícia, a indignação. A lesão é inconsciente, o instinto, de um ato de sentimento ou uma atmosfera de ambiente, traduzida em termos de sentimento. Não é racional. Preconceito, por definição, não pensa: só reclamações. Quem não pensa, está em declínio mental, porque conscientemente coloca entraves à sua habilidade e raciocínio cognitivo.
Também não é adequado para perguntar se o declínio da lesão mental é culpado. A diminuição é desejada, talvez confuso, mas é querido, é amado e é, portanto, apenas como culpado. Naturalmente, este declínio mental depois adiciona cola primeiro e pior. Entre os judeus foram prejudicados aqueles que queriam a morte de Jesus: fariseus, saduceus e herodianos. Cristo tinha que desaparecer, porque ela lhes havia dado errado, o seu orgulho não permite que você traga para um mesmo se se a culpa fosse verdade. Eles não estavam errados. Mais tarde, eles foram incapazes de ir. Eles permaneceram no local naquele momento, viram milagres, ouviu a morte aposentar admirado Lázaro do túmulo, tremia de medo de que eles tentaram no Calvário, mas não entendo nada. Se os preconceitos e, sobretudo, suas ações eram condenáveis. Tente levá-los e seus sucessores dos testes. Quem não quer estar errado nunca será capaz de entender que não apenas os documentos que o prejuízo, mas apenas, talvez indiretamente, refere-se ao mal. Tudo o que é errado para eles e para a corda na casa de terror. Meus queridos fiéis, convido-vos (como tudo que você costuma ler, e talvez alguém lê sem muita cautela e crítica) para analisar uma longa série de declarações e que terá sido feita sobre a religião, a igreja, eventos individuais, e ver ao fundo, se você contar com a documentação. Você vai ver que eles não tenham alegado e que compreender que as coisas de ânimo leve ou com malícia, mas sem provas suficientes e os documentos sejam prejudicados. Eles precisam do status de declínio mental. Quando você ouve falar mal dos outros, se aceitarmos a sugestão antes de ter concluído a investigação, assim como nós caímos no pecado contra a justiça ou a caridade também no prejuízo e quer conscientemente o seu declínio mental.
A terceira sugestão é dada pelo declínio mental, mesmo inconsciente, na verdade na maior parte inconsciente. E aqui estamos nós realmente ponto fraco dos nossos dias. A sugestão é tomada sobre a alma com as impressões, as impressões não são argumentos e documentos, de alguma forma válida. Vincula coisas coloração, criando humor, instintos e reações inoculando surdos, propondo para ver, ouvir, sentir coisas que podem parecer ingênuo e inocente, mas jogar na alma um fermento, o colete, é composta de um certo posição. Cada pequena sugestão. É falso que a maioria dos homens e mulheres são bem educados, bem armados, com sagacidade e críticas a que vem de fora de uma análise do seu valor, grave e conclusiva. Na maior parte da bebida. Muitas vezes nem sequer têm tempo para fazer o contrário. Então você acorda com as orientações instintiva simpatia e antipatia, simpatia e resposta. Este é o drama de cada dia. Poderia certamente estão livres afinal de contas, exigir uma revisão de si, um aprofundamento do que passa por uma busca, uma dura crítica de atitudes em tudo o que honestamente não tenho encontrado e que são elementos ingênuos para determinar em uma forma ou de outra. Mas esta costa isso é fruto de longa e severa educação; isso significa continuamente mortificar o orgulho e leveza das suas ambições de dominação. A maioria não e por isso eles acham que pensam por si mesmos. Mas isso não é verdade: em razão fato, o juiz, matou, assassinou os homens e as coisas venerável, porque a preguiça do direito deu-lhes as mais perigosas e ativas declínio mental que existe: a cada momento induzida pelo ruído predominante abster-se de pressionar, propaganda orquestrada. É simplesmente um fato físico para recolher o que você sente, mesmo se você não acredita. Quem vai diminuir este seja justo para julgar de coisas maiores do que ele? Está coerente com sua fé cristã em todos os atos de sua vida até perceberem sendo continuamente absorvida por uma sugestão incrível que não se move, em qualquer tirar a culpa do mal em torno, decidindo mal, misjudge "mal os outros e cooperar? Então, no momento em que Jesus ressuscitou repudiado até mesmo se os elementos não foram suggestionanti muitos: o prestígio das classes dominantes, as aparências vistosas dos fariseus, a subordinação da farsa agentes e instigadores. No entanto, isso foi suficiente para provocar o repúdio do povo, até então, "eleito".
O que dizemos hoje sobre a extensão desta sugestão, que tende a privar os cristãos dos seus conteúdos de forma gradual, com mídia contínua, prensagem, científico? Vamos limpar o respeito pela Igreja, assim abandonar a mão que orienta-los, então eles vão limpar a convicção de certos mandamentos, aqueles sobre os quais pesa a debilidade humana mais, eles vão claro propósito de o imperativo de consciência, acreditar que algum sentimento e esta ponto de massa irá simplesmente girar. O terrível coisa que a maioria dos nossos dias é o fato de que era fato marcante irracional de que, dado os meios para operar continuamente na psique dos homens, tornando-se possível alterar a mente e opinião de povos inteiros, pelo menos, em algum momento, eles podem ser executados para humor ou ruinosos para aventuras reais. E o aspecto mais terrível desta distorção é que isso acontece mesmo de ouvir a voz do locutor, mesmo sem entender as palavras, apenas ouvir quem executa, mesmo com a intenção deliberada de não ser compreendido, apenas para perceber para tirar uma boa diversão ridícula e para entreter. E tudo isso está nas mãos de uns poucos homens tão bem continuar, pode tornar-se perfeitamente inútil para os cidadãos deste mundo use o direito soberano de votar, quando se esvaziou o bem-cabeças a partir do qual se deve proceder.
Aqui está o declínio mental severo. Temos assistido e estamos testemunhando eventos que levam à reflexão séria. Tudo isto levantou o espectro de declínio mental que o homem não é evitado, se não por si só, uma severa disciplina mental, a prudência, uma fuga, uma busca de pontos de seguro e pacífico, drogas e esclarecimentos sempre ativa, humildade para todo o teste na avaliação de si mesmo, uma desconfiança inevitável dever de gigante e absoluta contra qualquer pessoa divertir-se à dedução de contaminar a degradar a desprezar a zombar de qualquer maneira com qualquer sofisticação. Vivemos em um momento particular em que tudo pode ser alterado e em que o interesse próprio como sendo o desejo do santo coisas mais podem fazer uso do seu jogo. Foi necessário recordar o perigo e nós fizemos. Ele existe. Trata-se de tal forma que ele pode causar o declínio mental, com os meios que o dinheiro colocado nas mãos de quem pode operar a tornar incapaz de desenhar um resultado plausível e razoável antes da ressurreição de Lázaro, como antes da Ressurreição de Cristo. Os fiéis têm o cuidado, seja cauteloso. Ressurreição de Cristo pode se tornar para eles, não para a glória, mas uma convicção. A máquina que os homens têm construído em todos os sentidos que podem trazer os seus conhecimentos e relutância em admitir qualquer improbabilidade em face de todas as provas, podem levar ao entusiasmo das sombras, dissolvendo-se a confiança no facto de funcionamento.
Fiéis, as leis não protegem o suficiente sobre este ponto, você se proteger! Como Jesus Cristo ressuscitou, mas com tudo isso, ele a morte é tão vitorioso que respeite sua liberdade, o que também pode deixá-lo tornar-se, se ele gostaria de preguiça e de peso, os autores de sua própria ruína. A Ressurreição é a sua, porque a glória passa por nós, coloca condições estritas. Essas condições devem ser observadas. Mas antes de tudo entender!