sábado, 24 de janeiro de 2009

PAPA BENTO XVI RETIRA EXCOMUNHÃO


DOM BERNARD FELLAY, SUPERIOR GERAL da Fraternidade Sacerdotal São Pio X

O Santo Padre, depois de um processo de diálogo entre a Sé Apostólica e a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, representada pelo seu Superior Geral, S. Exa. Dom Bernard Fellay, acolheu o pedido formulado novamente pelo dito Prelado, com carta de 15 de dezembro de 2008, também em nome dos outros três Bispos da Fraternidade, S. Exa. Dom Bernard Tissier de Mallerais, S. Exa. Dom Richard Williamson e S. Exa. Dom Alfonso de Galarreta, de retirar a excomunhão em que tinham incorrido faz vinte anos.

Por causa, de fato, das consagrações episcopais realizadas, no dia 30 de junho de 1988, por S. Exa. Dom Marcel Lefebvre, sem mandato pontifício, os quatro prelados mencionados tinham incorrido na excomunhão latae sententiae, declarada formalmente pela Congregação para os Bispos, com data de 1ºde julho de 1988.


S. Exa. Dom Bernard Fellay, na citada missiva, manifestava claramente ao Santo Padre que: “estamos sempre firmemente determinados na vontade de permanecer católicos e de pôr todas as nossas forças ao serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Igreja católica romana. Nós aceitamos os seus ensinamentos com ânimo filial. Nós cremos firmemente no Primado de Pedro e em suas prerrogativas e, por isto, a atual situação nos faz tanto sofrer”.



Sua Santidade Bento XVI, que acompanhou desde o início este processo, sempre procurou recompor a fratura com a Fraternidade, inclusive encontrando pessoalmente S. Exa. Dom Bernard Fellay, em 29 de agosto de 2005. Naquela ocasião, o Sumo Pontífice manifestou a vontade de proceder gradualmente e em tempo razoável em tal caminho e agora, benignamente, com solecitude pastoral e paterna misericórdia, mediante Decreto da Congregação para os Bispos de 21 de janeiro de 2009, retira a excomunhão que pesava sobre os mencionados Prelados. O Santo Padre foi inspirado nesta decisão pelo auspício que se chegue o mais rapidamente à completa reconciliação e à plena comunhão.