segunda-feira, 5 de janeiro de 2009


Entrevistado pelo site Pontifex, o cardeal português Dom José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos, faz previsões optimistas a respeito da beatificação do servo de Deus, Papa João Paulo II.

“A priori não se pode descartar nada. No respeito rigoroso às leis da Igreja e às verificações a serem conduzidas, o meu desejo é que em 2009 possamos elevar à glória dos altares o Papa João Paulo II, isto é, que seja beatificado. Consta que o processo segue rapidamente e em bom ritmo. O material a ser examinado é enorme e a Igreja, em todas as coisas, deve usar de prudência e de seriedade. Eu o repito, a priori não o excluo, é o meu desejo, que o ano de 2009 possa festejar a elevação do Servo de Deus João Paulo II às honras dos altares. Em todo caso não arrisco previsões sobre data e repito, é necessário fazer as coisas com escrúpulo, clareza e respeito às normas”.

Embora tenha resignado no ano de 2008, o cardeal Saraiva Martins é a pessoa mais competente para falar do assunto. Desde a instauração do processo de beatificação a nível diocesano, o purpurado português acompanha pessoalmente o desenvolvimento dos trabalhos. Cabe ao actual Prefeito, o arcebispo Dom Ângelo Amato, concluir a instrução do processo.

Uma comunicação da Congregação para as Causas dos Santos, de 29 de setembro de 2005, prevê que o rito de beatificação seja presidido por um representante do Santo Padre, normalmente o prefeito da congregação, e na diocese que promoveu a beatificação. Fácil prever que será o próprio Papa Bento XVI a presidir a beatificação na Praça de São Pedro, dadas a condição singular do novo beato e a multidão que acorrerá a Roma nesta ocasião.
Fonte:Oblatvs