terça-feira, 16 de dezembro de 2008


Fotos do Cardinal Antonio Cañizares Llovera cardeal-Primaz de Espanha e novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Sacramentos a quem foi feita a entrevista

-Na Espanha vão à missa oito milhões de pessoas todos os domingos, mas a proporção de jovens diminuiu. Na Catalunha, por exemplo, vão apenas 5 por cento deles. Qual é a solução?

-Evangelização e educação na fé. Essa é a solução. Não é o estamos a fazer bem com os jovens. Também não podemos tirar a culpabilidade nem a liberdade de que dispõem. É necessário que os jovens conheçam a Jesus Cristo, O aceitem como Senhor de suas vidas e como alguém que dá sentido às suas vidas. Então também terá sentido a celebração .

Uma pessoa não pode aceitar a Jesus Cristo e viver à margem dele. E como se vive em comunhão com Ele? Participando na liturgia dominical. Temos de lhes fazer ver a necessidade da Eucaristia, para que não o vejam como um preceito a ser cumprido; é o sacramento em que Cristo nos dá. Se Ele está em nós, podemos amar com o mesmo amor com que Cristo nos amou.

Eu digo-o muitas vezes aos jovens: como quereis viver como cristãos que se depois não quereis participar na Eucaristia? Pode alguém viver sem alimentar-se? Mas há uma outra realidade: não se explicou bem aos jovens o mistério da Igreja, que é onde vamos participar na vida de Deus.