terça-feira, 16 de dezembro de 2008


Cardeal Antonio Cañizares prefeito da Congregação para o Culto Divino :
"Não sou contra o governo, mas é meu dever de ensinar o que diz a Igreja"

- Na prática, como vai conseguir que se celebrem correctamente os milhares de missas em todo o mundo no final do dia?

- Conto com todos os católicos. São eles que têm de se envolver nessa renovação à qual nos convidava o Concílio Vaticano II. E digo católicos, porque quem somos nós os que temos que colocar a Eucaristia no centro das nossas vidas. Para isso é necessária formação , porque temos um grande problema da formação litúrgica ,e a solução não é só uma mudança de ritos, mudar umas formas para outras . Não, a mudança tem de ser muito mais profunda: passa por reconhecer que Deus é o centro de tudo.

- Uma pergunta que se costuma formular aos Papas: Como reza a Deus?

-Esta manhã eu estava rezando às 6:15h : Ofícios e laudes, e um tempo mais longo para a oração pessoal. Um tempo atrás a missa, e agora volto para rezar um bom tempo. E como rezo? Louvando a Deus pela sua grandeza, pelas maravilhas que faz e contemplando o rosto de Jesus Cristo, onde vejo a cara de tantos dos nossos irmãos que nos estão a dizer: "Ajuda-nos».

- E reza mais agora que tem o cargo na Cúria?

-Eu rezo, como antes, porque para mim a oração é o ponto fundamental do cristão. Se não se reza não se vive O mundo moderno perdeu muita capacidade humanizadora devido à falta de oração.